Links Interessantes Patrocinados

-> C3 Function = C3 Função = AHCI


C3 Function ? o que é isso ?
Bom um cliente me pediu para instalar o Ruindows no note dele... CCE wm73c ...
Primeiramente de cara tive aquele problema do não reconhecimendo do HD ...

Bom.. na maioria dos notebooks existe uma opção chamada AHCI.. onde quando desativada faz com que um HD SATA seja reconhecido de modo IDE.. fazendo assim com que o instalador do Ruindows reconheça o HD ...

Bom.. mas no CCE essa opção AHCI não existe.. sendo substituída por C3 Function..

No site de suporte da cce diz apenas:

"se vc usa linux, desative, se usa windows xp, ative, se usa o vista, tanto faz"




" Nos notebooks CCE a função C3 é responsável pela ativação do recurso NCQ dos hd´s Sata.
Esse NCQ (Native Command Queuing) é um recurso opcional no discos Sata150 e está sempre presente nos SataII (ou Sata300). Para que ele efetivamente funcione a plca-mãe também deve oferecer suporte ao NCQ (geralmente nos BIOS ele é tratado com o nome de AHCI; nos CCE é o tal do C3).

Na prática, o NCQ pode melhorar a taxa de transferência do HD em até 10% em situações específicas, onde são lidos diversos arquivos pequenos espalhados pelo HD, como durante o carregamento do sistema operacional, ou de um programa pesado, mas faz pouca diferença quando você está transferindo grandes arquivos. De qualquer forma, ele é uma otimização implementada via software, que não aumenta o custo de produção dos discos e não tem contra indicações. Fonte citada: GDH Press. "


Uma figura para ilustrar o que o NCQ faz:


Fonte citada: http://forum.clubedohardware.com.br/c3-function-isso/577456

23 comentários

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADO A VCS QUE SE PRESTAM A POSTAR ESSES TOPICOS E SAFAR OS CURIOSOS DE INFO QUE PREFEREM FUÇAR SEU MICRO SOZINHO!!!

OBRIGADO!

Marcelo Goebel Machado (Goebel) disse...

bom.. vc não sabe o quão gratificante é receber um post desse.. obrigado a você..

afinal.. estamos aki para compartilhar..

Anônimo disse...

Valeu pelas explicações, estava há dias tentando substituir o Linux pelo Xp mas as partições não eram reconhecidas, foi aí que um amigo me falou sobre essa função C3 da bios, fui lá ativei e finalmente consegui instalar o XP sem nenhum problema mas como sou profissional da área fui atrás para saber do que se tratava e vc foi bastante claro nas explicações, parabéns, foi d emuita valia os esclarecimentos.

Hilderson Marques

Marcelo Goebel Machado (Goebel) disse...

que isso.. honrado fico eu por ter ajudado mais um nessa grande familia ( linux )..
e fico mais feliz ainda por saber que ainda existem pessoas que agradecem quando encontram algo de seu interesse..

o meu muito obrigado..

Unknown disse...

cara, vc nem imagina o quanto vc me ajudou! eu tive um problema c os drivers da minha placa d rede, e qdo fui procurar na net, soh tinha disponiveis ateh o windows XP. ¬¬

valeu mesmo!

Anônimo disse...

Cara, vlw mesmo!

Agora... segundo estas informações, é impossível usar dualboot windows xp/linux sem precisar ficar alterando a Bios?

Obrigado!!

Marcelo Goebel Machado (Goebel) disse...

É possível fazer o dual boot sim...

pois só é necessário usar com a função C3 ativada para o windows XP (para que assim ele reconheça o HD) entretanto o linux também funciona igualmente com a mesma função ativada!

Concluindo, os dois SO funcionam com o C3 function ativado..

abraços.. qualquer duvida.. só dar um chego aí..

Leandro disse...

Parabens pelo post!
Eu nunca ia imaginar q assa tal de C3 era AHCI! estava procurando a séculos como ativar a AHCI do meu note! tava usando a porcaria do vista esse tempo todo...
Muito obrigado!

Gilson disse...

Meu irmão comprou um note CCE Rlp 225m e eu coloquei o xp e o Ubuntu, mas como não sei como fazer funcionar o Dualboot sem ter que ficar mexendo no setup, ativando e desativando esta função, então tirei e deixei só o Xp, gostaria de saber se tem como deixar os 2 sistemas, pois eu uso Ubuntu e estou tentando fazer com que outros usuário experimentem e desmistificar que o Linux é difícil e ruim.

Marcelo Goebel Machado (Goebel) disse...

vou repetir o comentário que fiz a cima. Gostaria que houvesse um retorno da tentativa..





"""""""""""""""""""""""""""""""""""
É possível fazer o dual boot sim...

pois só é necessário usar com a função C3 ativada para o windows XP (para que assim ele reconheça o HD) entretanto o linux também funciona igualmente com a mesma função ativada!

Concluindo, os dois SO funcionam com o C3 function ativado..
""""""""""""""""""""""""""""""""""


abraços.. qualquer duvida.. só dar um chego aí..

Danilo Lobato disse...

Bom dia, tiver o prazer de pegar o modelo cce win wm73c, verifiquei essa função da bios C3 Function, tudo certo, instalei o windows xp, mas estou com o problema que tenho suspeita que seja o HD, o problema e o seguinte, quando desligo o computador, deixo um tempo de uns 5 minutos, e ligo novamente, o notebook só chega naquela tela que fica o logotipo do windows e fica carregando e não sai disso, fica muito tempo, e não abrir o windows, alguem saberia se poderia ser algum drive de instalação especifico que eu teria que add na instalação do windows ou e algum sinistro.

Marcelo Goebel Machado (Goebel) disse...

Primeiramente, obrigado pela participação no blog,

bom, segundo informações, ele chega a iniciar a tela de logon do windows, consequentemente não é o problema com relação ao tema abordado pelo tópico..

mas tenta usar o chkdsk /f na recuperação do proprio windows.. dá boot pelo cd do windows, e vai em reparar, e digita o comando citado..

espero que ajude..

volte sempre..

Danilo Lobato disse...

Poise, hoje eu instalei o windows xp novamente, mas me informei que mesmo instalando ele novamente, não retira falhas do disco, que só seria retirada pelo chkdsk /f, vou tenta essa alternativa, caso não consiga vou fazer a instalação do windows vista , caso o windows vista também de o mesmo problema, só sobraria a opção de algum problema no hardware mas especifico no HD.

YorY disse...

Camarada muito obrigado, seu post foi de grande utilidade pra mim, e parabéns pela iniciativa e dedicação.

Anônimo disse...

Olá, pode me indicar uma fonte ou dizer como faço pra instalar os dois sistemas operacionais? (linux e windows) Ficar mexendo no setup da bios pra ativar ou desativar a função c3 é meio chato. Abraço.

Marcelo Goebel Machado (Goebel) disse...

Bom.. em algumas discussões sobre o assunto.. foi abordado a hipótese de ao fazer a instalação do linux, deixar a C3 function com a mesma opção a qual funciona o sistema windows..
Infelizmente ainda não obtive um retorno sobre tal 'tentativa'. Mas fica aí a idéia.

Gostaria de receber um retorno caso efetue essa tentativa. E mais uma vez, obrigado por compartilhar no nosso blog.

Erico Porto disse...

Muito bom o debate! Pois bem, com muito custo e ajuda do blog conseguir formatar o cce rlp225m, retirando assim o vista e instalando o xp, porem não estou conseguindo instalar os drives!será que ficou algo no HD do vista ja que a serial tinha inspirado? ou devo desabilitar opção no setup? agradeço desde já....

Anônimo disse...

Quando linux ficar bom ele vai ser igual ao windows 95, o bosta de programa hein

Anônimo disse...

Good brief and this mail helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.

Anônimo disse...

Muitissimo obrigado seu post me ajudou a resolver um problemasso rrsrs.

urutau disse...

Caro Marcelo,

Comprei um note Kennex com 2gb ram e hd 320 veio com o insigne, porem preciso do ruindows aqui no trabalho, mas não consigo de forma alguma instalar o win xp nele, vc faz idéia de como quebro essa maldita trava? Por favor serei muito grato se puder me ajudar ....

Unknown disse...

Vlw msm por estas informaçoes tao preciosas, bem explicada e ilustrada muito bom msm. Obg msm

Anônimo disse...

cOMPREI UM PC da CCE e veio cm o satux linux instalado , ai fui instalar o windows vista , fiz todo o processo e quando chegou uma parte , ele pediu para min mostrar onde q era pra salvar o windows vista , ai coloquei no hd qtinha mais espaço , so q apareceu a seguinte mensagem '' o windows nao pode ser salvo aqui , a partição precisa de um formato NTFS ai eram 4 consegui formator 2 para o formato NTFS (os 2 menores de memoria)e salvei , os outros dois sumiram e meu computador ficou com 8 gigas de hd (so os dois q consegui formatar ficaRAM ). como fasso para recuperar os outros 2 que estavam com segurança abilitada , por isso nao consegui formatar. como faço para recuperar os 2 outros HD ?? aceito qualquer ajuda !! desde já grato!!


( Mascote do Linux )

Sobre mim:

Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil
Apenas um iniciante em linux com o intuíto de documentar suas aprendizagens e assim poder compartilhar com o próximo.